Coleção Exclusiva Afrikanizm
I Chose to Be Black
Por Munyaneza Henry

"I Chose to be BLACK" é uma colecção de arte exclusiva inspirada no movimento global - Black Lives Matter.
Esta colecção nasceu da necessidade de reconhecer e celebrar a identidade africana que tem sido “enterrada" sob o peso do colonialismo e de séculos de opressão. A colecção é do talentoso artista ruandês, Munyaneza Henry que decidiu usar a sua arte para expressar os valores, o estilo de vida e as actividades que moldaram a cultura africana ao longo da história. Através da sua arte, o artista pretende inspirar e capacitar outros a recuperarem a sua identidade africana e a abraçarem a sua herança com orgulho.
"I Chose to be BLACK" mostra o poder da arte para contar histórias, expressar emoções e provocar mudanças. A colecção convida os espectadores a reflectir sobre a riqueza e a diversidade da cultura africana, bem como celebrar a beleza negra. Desafia-nos a libertarmo-nos da prisão de uma mentalidade limitada que foi imposta e a abraçar a verdadeira identidade.
Segundo o artista, a colecção também é uma homenagem aos heróis que lutaram pela libertação africana, tais como Mutara III Rudahigwa, Nelson Mandela e Thomas Sankara, e um apelo à acção para que todos os africanos recuperem a sua herança cultural. Além disso, celebra a resiliência e a força do povo negro e convida-nos a todos a unirmo-nos na celebração da nossa identidade única.
Convidamo-lo a mergulhar nesta poderosa colecção, a explorar as obras deste talentoso artista, e a abraçar a riqueza e beleza da cultura africana.