top of page

MAS... O QUE É A ARTE CONTEMPORÂNEA AFRICANA?

Desde que iniciamos este projeto tem nos sido difícil encontrar uma definição para o que é a Arte Contemporânea Africana e rapidamente descobrimos que não somos os únicos com esta dificuldade.


A Arte Contemporânea Africana tem vindo a ganhar destaque e relevância nos dias de hoje. Desde a leilões com valores nunca antes alcançados às inúmeras feiras de arte e galerias que expõem arte africana.


Mas afinal como podemos definir a Arte Contemporânea Africana? O que é realmente a arte Contemporânea Africana?


Inspirando-se nas práticas artísticas africanas tradicionais, a arte africana contemporânea representa a arte africana tradicional transformada pela globalização. A mistura de elementos tradicionais e contemporâneos continua a ser uma das principais características deste género artístico.


Os artistas que cresceram na década de 1970 desenvolveram uma expressão muito diferente da dos seus antecessores porque este era o tempo do otimismo e da libertação, o período em que muitas nações africanas declararam a independência dos seus governantes coloniais. A arte africana contemporânea retrata este período emocionante.


Sendo assim, podemos definir a Arte Contemporânea Africana, como uma arte dos artistas africanos contemporâneos que cresceram nos anos 60 e 70 e que conheceram um período de mudanças e convulsões substanciais. Baseando-se nestas histórias e olhando para a vida numa era pós-colonial, estes artistas lidaram com uma série de questões - tais como identidade nacional, disparidades económicas, e saúde pública - numa vasta gama de estilos e meios.


A Arte Africana Contemporânea é demasiado extensa e complexa para caber numa única publicação no nosso blogue. Se quiser saber mais sobre a arte africana e obras de artistas africanos, junte-se a nós.

Visite a nossa galeria, conheça os nossos artistas e subscreva a nossa newsletter.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page